domingo, 5 de dezembro de 2010

José Saramago - três poemas

Caros amigos, bom dia!

Os meus muitos trabalhos tem, em razão da imensa demanda, me impedido de realizar novas postagens, inclusive, com textos meus. Hoje, me vi lendo "Ensaios sobre a cegueira", que se encontra aqui, mas nunca o li; de igual forma, "Caim" e "A viagem do elefante", todas obras do José Saramago, cuja obra dispensa qualquer comentário. Em homenagem ao grande escritor e a minha omissão em ler os referidos títulos, posto, adiante, três poemas de sua autoria:
Arte de Amar
Metidos nesta pele que nos refuta,
Dois somos, o mesmo que inimigos.
Grande coisa, afinal, é o suor
(Assim já o diziam os antigos):
Sem ele, a vida não seria luta,
Nem o amor amor.
Teu corpo de terra e água
Teu corpo de terra e água
Onde a quilha do meu barco
Onde a relha do arado
Abrem rotas e caminho.
Teu ventre de seivas brancas
Tuas rosas paralelas
Tuas colunas teu centro
Teu fogo de verde pinho
Tua boca verdadeira
Teu destino minha alma
Tua balança de prata
Teus olhos de mel e vinho
Bem que o mundo não seria
Se o nosso amor lhe faltasse
Mas as manhãs que não temos
São nossos lençóis de linho
No coração talvez
No coração, talvez, ou diga antes:
Uma ferida rasgada de navalha,
Por onde vai a vida, tão mal gasta.
Na total consciência nos retalha.
O desejar, o querer, o não bastar,
Enganada procura da razão
Que o acaso de sermos justifique,
Eis o que dói, talvez no coração
Um abraço e um feliz domingo a todos!