quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O verde e a cidade, e outras palavras...

Meus amigos,

Depois de dias atribulados, parece-me que um prenúncio de mar de almirante vem se fazendo aparecer para estes próximos dias... Tanto é que estou podendo me dar ao luxo de escrever uma meia dúzia de palavras para vocês.
Hoje, tratarei de um assunto que sempre me preocupou bastante: o pensar a cidade em que estamos para que possamos vislumbrar idéias que melhorem nossa qualidade de vida.
Por coincidência do destino, o tema cruzou-se com o as letras neste ano, mas, de fruto, apenas este texto, mas por enquanto. Ainda hoje vi o rascunho de "lá vai o Rio Una", artigo que iniciei que versava sobre as enchentes nos municípios da zona da mata e a omissão do estado em cumprir seu papel de regulador da utilização dos espaços públicos, uma vez que o Estatuto da Cidade, os Planos Diretores, Leis de Uso e Ocupação do Solo se encontram a disposição da administração pública para as intervenções devidas e a correção destes problemas.
Eis que o tema reaparece numa reunião na ACL - Academia Camarajibense de Letras, através da exposição de uma formanda da respeitável Universidade Federal de Pernambuco, que nos apresentou um projeto para a construção de um parque na Vila da Fábrica, parque industrial que se encontra sem utilização nesta ocasião, com o risco da área ser vendida a iniciativa privada para a construção de conjuntos habitacionais.
De logo, encampei a idéia, pois é fato notório que o município de Camaragibe é extremamente carente de espaços públicos como o proposto, devendo-se destacar que no projeto, há referência à construção de teatro municipal, o que não encontramos na cidade, em que pese todo o verde que encontramos nos bairros, principalmente no rincão de Aldeia e adjacências, local em que quero fixar residência no futuro, pois apresenta, ainda, uma extraordinária qualidade de vida. diferentemente da capital, que a cada dia mais perde o seu verde com as construções dos espigões de concreto em todos os bairros.
Proposta por mim a moção de apoio, esta foi aceita, por unânimidade por meus pares, ficando sob minha responsabilidade de redigir tal texto, cujo teor me reservo ao direito de apresentar após a votação acerca de seu conteúdo.
Espero ter sucesso nesta nova tarefa!
Hoje, estou saíndo de licença mos proximos dias, voltando na próxima terça.
Bom feriado!