quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Dia ecológico: o consumo responsável

Bom Dia!

Hoje quero falar de um problema muito sério e que nós não nos atinamos por não ser algo que, a princípio possamos identificar o prejuízo que ele vem trazendo ao mundo. Falo do Consumo desenfreado e dos resíduos que eles deixam, desconsiderando-se, nesta hipótese o produto orgânico, vez que este é 100% biodegradável. Já nos perguntamos sobre a quantidade de produtos de informática e de celular que rejeitamos em razão da obsolescência? Dos Pneus, óleo, baterias que não tivemos o cuidado de descartar da forma adequada, sem falar nas sacolas de plástico que trazemos dos supermercados sempre que fazemos compras.
Meus leitores, não temos idéia do quanto estes tem prejudicado nosso meio ambiente, abreviando seus já escassos recursos, que a cada dia o homem tem se ocupado em reduzi-los ainda mais.
Um litro de óleo despejado contamina mais de 1000 l de água;
Um pneu ou uma garrafa pet leva mais de 100 anos para ser decomposto;
Os rejeitos de informática, de igual forma também levam esse tempo para serem absorvidos.
A maioria desses fatos são de conhecimento geral, contudo, há um outro ponto nessa relação que pode fazer decidir ou não por uma determinada marca, talvez não nos atinemos sobre ele, mas você já se perguntou se aquela fabricante tem o cuidado de fazer produtos ecologicamente corretos? Muito provávelmente não!
Esta não é uma idéia nova no mundo, contudo, em nosso país ela está ainda engatinhando, mas já existem entidades sérias difundindo esses ideais, como o Instituto Akatu (http://www.akatu.net), apresenta as mais diversas dicas sobre como ter uma conduta de consumo consciente.
Vamos abraçar essa linha de pensamento? Eu já abraçei